H i s t ó r i a

 

A história da Loja provém do Triangulo Maçônico Saul Slipacka que e a seguinte: o nome adotado Saul Slipacka  trata-se de uma homenagem ao pai do Irmão Daniel Slipacka, Mestre Instalado e um dos fundadores do Triangulo.

 

Tal homenagem deve-se ao fato de Saul Slipacka ter sido um grande maçom, que se empenhou para o bem geral da Ordem, auxiliando sempre, e incondicionalmente a todos que batessem a sua porta, fosse a hora que fosse, ele sempre estendia a mão!

 

                               Saul Slipacka: 02/05/1925 a 02/09/1986. Nasceu na cidade de Julio de Castilhos, interior do Rio Grande do Sul, filho de Olga Guindelski e Jacob Slipacka, imigrantes judeus-russos estabelecidos na colônia judaica de Philipson, próximo aos Municípios de  Tupanciretã e Julio de Castilhos. Fez carreira como Representante Comercial, do inicio ao fim de sua vida. Chegou a residir na cidade de Erechim, onde em 1958 foi socio-fundador do Lions Clube. Em 4 de fevereiro de 1957 iniciou sua caminhada maçônica na Loja Jose Bonifácio, vinculado ao Grande Oriente do Estado do Rio Grande do Sul, indo ao Grau de Companheiro em 23 de agosto de 1957 e ao Grau de Mestre Maçom em 25 de novembro de 1957. Vindo residir em Porto Alegre, passou a integrar o quadro de obreiros da  Loja Orientação (na época ligada ao Grande Oriente do Brasil, e hoje ao Grande Oriente do Rio Grande do Sul), onde galgou os Graus superiores chegando a Presidir Loja de Perfeição, indo do 4º Grau(1965) ao 33º Grau(1973). Foi membro e Conselheiro Honorário do Conselho Estadual do Grande Oriente do Rio Grande do Sul em 1972.

 

                                Em Porto Alegre, conheceu e casou-se com Sara Wasserman, a qual passou a assinar Sara Slipacka, professora estadual, formada pelo Instituto de Educação Gen. Flores da Cunha, tendo lecionado, principalmente, na Escola Roque Callage. Teve 3 filhos, - Daniel Slipacka, Felipe Luiz Slipacka e Luiz Slipacka, os três batizados Lowtons na Benemérita e Centenária Loja Orientação onde Felipe e membro integrante.

 

                                Inicialmente, pertenceram ao quadro da Loja dos Obreiros de Pedra nº 118, Daniel Slipacka (onde foi seu Venerável Mestre), Jorge Alberto Silva Marçal Pessoa, Miguel Cammarota Rodriguez, Paulo Mario Wohlgemuth e César Augusto Ferrão Marques. Posteriormente, esses irmãos foram compor o quadro da Loja Caementarius nº 77, onde iniciaram também os irmãos Sergio Jaeger Jr. e Paulo Roberto Brum Rocha (hoje adormecido).

 

                                Eis que desejosos de fundarem um Triangulo Maçônico, os irmãos se reuniram e o fizeram em 13 de junho de 2004, tendo como seu primeiro Presidente o Irmão Miguel Cammarota Rodriguez, composto pelos irmãos acima mencionados mais o irmão Marco Aurélio Necchi da Silva Jr., adormecido e proveniente da Loja dos Obreiros de Pedra nº 118.

 

                                Assim, apos 4 anos, o Triangulo converteu-se em Loja pois atingiu sua maturidade e numero legal de obreiros, sendo Fundada em 24 de abril de 2008 contando em seu quadro com 14 obreiros, sendo Instalada em 12 de junho de 2008 através do Decreto nº 108-2006/2009, editado pelo Respeitabilíssimo Irmão Rui Silvio Stragliotto, Sereníssimo Grão-Mestre dos MM.`.AA.`.LL.`. E AA.`. da Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Sul.